All Projects → manoelcampos → ft-unb-latex-template

manoelcampos / ft-unb-latex-template

Licence: other
Modelo em Latex para elaboração de monografias, dissertações e teses da Universidade de Brasília (UnB) que gera automaticamente o PDF🎓📘

Programming Languages

TeX
3793 projects
Makefile
30231 projects

Projects that are alternatives of or similar to ft-unb-latex-template

biblatex-abnt
📚 Estilo para BibLaTeX compatível com as normas da ABNT
Stars: ✭ 97 (+506.25%)
Mutual labels:  tese, dissertacao
latex-cefetmg
Modelo de trabalho acadêmico utilizando LaTeX baseado nas normas da ABNT para o CEFET-MG.
Stars: ✭ 24 (+50%)
Mutual labels:  tese, dissertacao
printfTester
Tester for the ft_printf project of 42 school
Stars: ✭ 94 (+487.5%)
Mutual labels:  ft
edi-json
Serializing EDI as JSON
Stars: ✭ 73 (+356.25%)
Mutual labels:  unb

Modelo em Latex para elaboração de monografias, dissertações e teses da Universidade de Brasília (UnB) badge

exemplo

1. Introdução

Este é um modelo (template) Latex NÃO OFICIAL para elaboração de monografias, dissertações e teses da Faculdade de Tecnologia (FT) da UnB. Esta é uma versão atualizada, adicionando recursos como "página de assinaturas" e organizando o código do template para que o mesmo não fique misturado com o conteúdo do documento escrito pelo acadêmico.

Esta versão também removeu a necessidade de instalação do template em uma pasta específica do sistema, permitindo que ele fique dentro da pasta da dissertação/tese e tornando seu uso direto: usar o template, fazer as alterações que desejar e compilar, desde que tenha uma distribuição Latex instalada (veja detalhes na seção a seguir). Além disso, a remoção da necessidade de instalação do template em uma pasta global específica para sistemas *nix, permite o uso do mesmo em qualquer sistema operacional que tenha um compilador latexmk (ou até o PDFLaTeX).

Este projeto visa colaborar com outros estudantes da UnB, facilitando a tarefa de escrever um trabalho acadêmico. Muita dedicação foi empenhada aqui. Desta forma, contribuições de todos os tipos são bem vindas. Você pode começar dando uma estrela ⭐️ ao projeto e divulgando entre seus colegas de universidade e grupos de pesquisa.

2. Exemplo

Clique aqui para acessar um PDF de uma dissertação de exemplo. E o mais legal é que ao fazer um push, seu documento é compilado e o PDF atualizado automaticamente. Desta forma, basta passar o link acima para o(a) orientador(a) que ele(a) sempre terá a versão mais atual do artigo. E se você quiser saber de qual versão do documento foi gerado o PDF, basta olhar o último commit no branch gh-pages.

Ao usar o template, você precisa apenas alterar o link do PDF para apontar pro seu repositório, editando este arquivo e alterando o atributo :pdf_link no topo dele.

3. Como utilizar o modelo para escrever sua monografia, dissertação ou tese

Existem diferentes maneiras de usar este template, pelo Overleaf neste link aqui, ou diretamente no seu computador. No caso do Overleaf, o template não é atualizado automaticamente.

No seu computador, são necessários alguns softwares instalados em seu sistema operacional. O modelo pode ser utilizado em Windows, Linux e macOS. A seguir são apresentados mais detalhes.

3.1. Editor de documentos LaTeX

Para criar e editar arquivos tex, apesar de não ser um pré-requisito, o mais recomendável é utilizar um editor LaTeX específico. No entanto, pode-se editar os arquivos em qualquer editor de texto que suporte codificação de caracteres em UTF-8 (como o Notepad do Windows ou qualquer editor de texto nativo de sistemas Linux e macOS).

Existem diversas alternativas de editores, tanto gratuitos como pagos. Um excelente editor que funciona em diversos sistemas operacionais é o TeXstudio, que foi baseado em versões atualmente descontinuadas do Texmaker e TexMakerX.

3.2. Pré-requisitos para compilar seu documento

Para compilar seu documento utilizando este modelo é preciso ter uma uma distribuição LaTeX instalada. Existem distribuições disponíveis para os sistemas operacionais mais conhecidos como Windows, Linux e macOS, como será visto a seguir.

O compilador a ser utilizado, disponível após a instalação da distribuição LaTeX, é o latexmk.

As sub-secções a seguir apresentam detalhes de instalação dos pré-requisitos para cada um dos sistemas operacionais em que o modelo foi testado.

3.2.1. Usuários de Windows

Em sistemas Windows deve ser instalada a distribuição LaTeX denominada MiKTeX.

3.2.2. Usuários de Linux

Em sistemas Linux deve ser instalada a distribuição LaTeX denominada texlive-full. A instalação pode ser feita por meio de ferramentas gráficas como a "Central de Software" disponível em sistemas como Ubuntu, ou por meio do terminal utilizando um gerenciador de pacotes.

Diferentes distribuições Linux possuem seus próprios gerenciadores de pacote e cada usuário deve verificar qual é o utilizado em seu sistema. No entanto, a seguir são mostrados alguns exemplos de gerenciadores de pacotes, a serem executados a partir de um terminal, para distribuições Linux conhecidas.

  • Debian e derivados (como Ubuntu e Linux Mint): sudo apt-get install texlive-full

  • Red Hat e derivados (como Fedora e CentOS): sudo yum install texlive-full

  • ArchLinux e derivados (como ArchBang): sudo pacman install texlive-full

3.2.3. Usuários de macOS

Em sistemas macOS deve ser instalada a distribuição LaTeX denominada MacTeX.

3.3. Como compilar o seu documento para PDF a partir do seu computador

Para compilar seu documento para um arquivo PDF utilizando um editor LaTeX como descrito nas seções acima, pode ser utilizado o compilador latexmk, onde o processo é bem mais fácil e sem transtornos do que usar diretamente o PDFLaTeX (normalmente definido como padrão nos editores). O template é um documento complexo que inclui índices adicionais (como índice de siglas), o que exige algumas configurações a mais para que o documento seja compilado com todos os índices esperados. Para isto, há duas formas de compilar, como mostrado a seguir. Mas lembre que ao fazer push para o GitHub, o documento é compilado e o PDF gerado automaticamente.

3.3.1. Compilando pelo seu editor LaTeX

Se você usar o botão de compilação do seu editor, o documento deve ser gerado normalmente, mas sem todos os índices mencionados acima. Por isso, você precisa configurar seu editor. O local onde define-se o comando de compilação varia de acordo com o editor em uso. Assim, verifique a documentação do seu editor para mais detalhes. Quando encontrar o local onde o compilador pode ser configurado, abra o arquivo Makefile e copie o comando latexmk como mostrado lá.

3.3.2. Compilando pelo terminal no Linux/macOS

Para os programadores que são familiarizados com o terminal, há um arquivo Makefile que permite compilar o documento por meio da linha de comando. Desta forma, tendo o programa make instalado (que é padrão em sistemas Linux e macOS), há os comandos abaixo disponíveis:

  • make compila o documento;

  • make clean apaga todos os arquivos temporários criados no processo de compilação.

Se o nome do arquivo principal do seu trabalho for diferente de principal.tex, para compilar utilizando o comando make, é preciso editar o arquivo Makefile e informar o nome do documento tex principal na primeira linha do Makefile.

4. Estrutura do projeto

Depois de baixados os arquivos do projeto você terá a seguinte estrutura de pastas:

  • template-FT-UnB: arquivos do template. A não ser que deseje fazer melhorias ou correções no template, os arquivos desta pasta não devem ser modificados.

  • imagens: pasta onde as imagens da sua monografia/dissertação/tese devem ser salvas para facilitar a organização

Os arquivos na raiz da pasta são arquivos de exemplo de uma dissertação de mestrado. O arquivo principal foi apropriadamente nomeado de principal.tex. A partir dele é feita a compilação do documento. Cada arquivo .tex adicional é uma parte específica do documento de exemplo (como resumo, capítulos, conclusão, apêndices, etc). As referências a serem utilizadas devem estar no arquivo referencias.bib.

5. Autor

Não sou o autor original deste projeto 😊, fiz apenas a reestruturação do mesmo para facilitar o uso e impedir que comandos do template sejam misturados ao texto do documento.

Desta forma, os créditos pela autoria do projeto devem ser dados ao Prof. D.Sc. Geovany Araujo Borges (UnB).

6. Colaboradores

  • Nathalie Pinheiro

  • André Calmon

  • Renan Utida

  • Manoel Campos (eu 😀)

7. Licença

O template é disponibilizado sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). O LICENSE na raiz é apenas uma cópia de tal arquivo. Se você for criar um documento a partir deste template, fique à vontade para excluir tal cópia e incluir no lugar uma licença específica para o seu documento. O arquivo original da licença não deve ser excluído.

7.1. Exemplo de atribuição conforme os termos da licença

Segue um exemplo de como realizar a atribuição a esse projeto conforme os tempos da licença no formato markdown:

O _modelo não oficial de Latex da Faculdade de tecnologia da Universidade de Brasília para monografias, teses e dissertações_ não é de minha autoria. Seguem, abaixo, os créditos e atribuições referentes ao **material licenciado**.

- Autor original do material licenciado: [Professor D.Sc. Geovany Araújo Borges](http://www2.ene.unb.br/gaborges/) da Universidade de Brasília.
- Licenciante do material licenciado: [Manoel Campos da Silva Filho](https://github.com/manoelcampos).
- Demais colaboradores mencionados pelo material licenciado:
  - Nathalie Pinheiro;
  - André Calmon;
  - Renan Utida.
- Link para o material licenciado: https://github.com/manoelcampos/ft-unb-latex-template
- Licença utilizada pelo material licenciado: [CC BY-NC 4.0](https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/)
- Mudanças realizadas sobre o material licenciado:
  - Colocar aqui as mudanças feitas sobre o material licenciado;
Note that the project description data, including the texts, logos, images, and/or trademarks, for each open source project belongs to its rightful owner. If you wish to add or remove any projects, please contact us at [email protected].